Após a apresentação das 10 propostas finalistas no dia 16 de dezembro, a diretoria do concurso curatorial para o Pavilhão do Paru na Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 anunciou como vencedor a proposta "A Thousand Schools Sent to the Amazon Frontline", dos arquitetos Jean Pierre Crousse e Sandra Barclay.
O júri destacou o enfoque curatorial do programa "Plan Selva", lançado pelo Ministério da Educação que prevê a construção modular e sistemática de 1000 escolas, e a dificuldade que significa intervir em uma fronteira distante como a da selva peruana através de uma solução que se tornou possível graças ao esforço de um grupo de jovens arquiteto e consenso institucional.
Este será o terceiro Pavilhão do Peru na Bienal de Arquitetura de Veneza, seguindo as mostras IN/FORMAL eYucún o Habitar el Desierto.Assim como nas edições anteriores, o Pavilhão do Peru terá como comissário o arquiteto José Orrego.
SOBRE OS CURADORES
SANDRA BARCLAY
Nascida em 1967, estudou arquitetura na Universidade Ricardo Palma entre 1986 e 1990. Graduou-se na École d’Architecture de Paris em 1993 e foi vencedora do prêmio Robert Camelot pela melhor tese de arquitetura na França. Em 1994 fundou o escritório Barclay & Crousse Architecture.
JEAN PIERRE CROUSSE
Nascido em 1963, estudou arquitetura na Universidade Ricardo Palma entre 1980 e 1985. Graduou-se na Politécnico de Milán em 1989. Foi professor da École d’Architecture de Paris entre 1999 e 2006 e desde então leciona na Pontificia Universidad Católica del Peru.
Via Fundación Wiese